Loading...

Pirarucu, peixe amazônico com escamas de batata!

( 0 out of 5 )
Loading...
  • 2Yield
  • 2Servings
  • 5 mPrep Time
  • 20 mCook Time
  • 25 mReady In
Print Recipe

Estava no mercado me deparei com esta bela posta deste danadinho que é um dos maiores da água doce, comprei 400g mas o peixe todo pode chegar a 200 kg, nem sabia mas é conhecido como bacalhau da Amazônia.
É um almoço de domingo de 40 minutos só que com mais carinho.Pirarucu com escamas de batata!

Ingredientes

Método Passo-a-passo

Validação 

O primeiro passo na preparaçao de todo peixe é salgá-lo sem medo e deixar ele descansando por uns 20 minutos, para ajustar a concentração de sal interna e também para retirar qualquer vestígio de águinha fedida dentro dele, passado os 20 minutos banho em água congelante uns 5 minutinhos vai deixar um peixe como este super frágil firme e imponente para foto, mas ainda macio e suculento. Quando você não conhece a carne é sempre prudente cortar um pedacinho e validar as texturas e sabores, antes de fazer arte.

Assar e finalizar 

Feita a validação começou a tensão, este peixe é super suculento e sensível, ia fazer "in papilote" mas não tinha nem papel manteiga nem aluminio, vixi vamos ao forno com adrenalina. Para proteger o peixinho cortei uma batata com o cortador circular e depois passei no mandolim, vai ficar lindo, mas na real é para proteger o peixe de queimar ou assar muito em cima e pouco embaixo, truque! Monte em uma assadeira de preferência com uma folha de silicone por baixo, deixe no forno 160º por 30 minutos, mas fique de olho, com carinho é seu almoço. Finalize com a colher de manteiga derretida por cima! Custo R$ 7,50 por pessoa.

Dicas & variações

  • Pode usar mandioquinha, esta receita vai bem com quase todos peixes que pode gerar postas e filés.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x